domingo, 21 de junho de 2009

DICAS PARA REDAÇÃO

Ler, escrever e rasgar muito!...Mesmo escritores renomados lutam para obter o resultado desejado. Lygia Fagundes Telles, autora de vários romances, revelou certa vez: “É ler, ler, ler. Depois escrever, escrever, escrever. E rasgar. Segundo especialistas, “a prática da escrita permite descobrir as possibilidades discursivas na construção de um bom texto, aprofundar a reflexão crítica e apurar o estilo”.
DICAS GERAIS:- Não fuja do tema;
- Evite escrever com base no senso comum;
- Evite os clichês;
-Use letra bem feita. Vale utilizar letra de forma, desde que sejam diferenciadas letras maiúsculas das minúsculas;
- Atente para a concordância verbal;
- Releia o texto.
ANTES DE ESCREVE:- elabore uma estrutura para o texto e defina quais serão seus argumentos.
ESTRUTURA DA REDAÇÃO:
-Primeiro parágrafo: é a introdução, onde você deve apresentar o tema de acordo com o ponto de vista que será defendido.
- Desenvolvimento – nele você deve expor argumentos bem embasados.
- Conclusão – justifique suas expectativas e, se for o caso, sugira soluções.
TIPOS DE REDAÇÃO:
- Dissertação – é o tipo no qual a pessoa deverá apresentar argumentos para sustentar seu ponto de vista sobre o tema. E exigido conhecimento do assunto, além de organização das idéias em parágrafos coesos e coerentes. É preciso ressaltar que a criatividade, nesta modalidade, também é importante, mas é vista como um fator de persuasão, ou seja, deve levar o leitor a ‘comprar’ a idéia do escritor.- Narração – tipo de texto que deve responder as seguintes perguntas: “Quem são os personagens ? O que acontece ? (enredo) Como se desenrola o fato? Onde ocorre o fato?, Quando ocorre?(tempo da ação) Porque o fato acontece? Qual o resultado? (desfecho da história). Na narração, o clímax prepara o leitor para resolução do acontecimento” . Outra dica é atenção na hora de escolher o tipo de discurso: se direto (quando a personagem fala, pede o uso de travessões, dois pontos e aspas), indireto ( o narrador usa suas próprias palavras para descrever o que foi dito pelo personagem) e misto.Descrição – “Descrever é apresentar as características do ser observado. A descrição prima pelo detalhamento”. Vale destacar que há descrições objetivas e subjetivas, portando, devemos ficar atentos ao enunciado da redação: na primeira, apresenta as características reais do que é observado; já na segunda, é permitido apontar seus sentimentos com uso, inclusive, do sentimento figurado.
POSTADO POR: MARLENE A. LIMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário